Membros
Denise Cardoso
Coordenadora
Antropóloga, graduada em História e doutora em Desenvolvimento Socioambiental. Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem) e Grupo de Estudos sobre populações Indígenas Eneida Correa de Assis (GEPI). Participa da equipe de coordenação do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV-ABA). Atua como coordenadora do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) e como docente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará.
Alessandro Ricardo Campos
Vice Coordenador
Mestre em Antropologia e Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia /UFPA, Especialista em Educação e Saberes Africanos e graduado em Ciências Sociais também pela Universidade Federal do Pará. Atua como servidor público estadual, Professor Classe II, e docente externo da UFPA. É membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem Visagem/UFPA, faz parte da Equipe Editorial da Revista Eletrônica Visagem e da coordenação do Festival do Filme Etnográfico do Pará.
Leila Leite Ferreira
Doutora em Antropologia pelo PPGSA/UFPA, mestre em Antropologia pelo mesmo programa, graduada em Ciências Sociais pela UFPA, pesquisadora do Juerê- Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes, Crianças e Infâncias. Membro do GEPEM- Grupo de Estudos Eneida de Moraes, pesquisadora dos Seminários Angel, membro do VISAGEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia Visual e da Imagem. Organizadora do EAVAAM, do Festival de Filme Etnográfico e do Colóquio Antropologia, Cinema da Amazônia e membro do corpo editorial da Revista VISAGEM. Pesquiso Juventude, arte, movimento hip hop, gênero, feminismo negro e antropologia visual.
Milton Ribeiro
Antropólogo e Cientista Social, com mestrado em Ciências Sociais/Universidade Federal do Pará. Professor Substituto da Universidade do Estado do Pará. Pesquisador dos grupos NOSMULHERES – pela equidade de gênero étnico-racial, VISAGEM – Grupo de Estudos sobre Antropologia Visual e da Imagem e JUERÊ – Grupo Grupo de Estudos e Pesquisas com Crianças, Infâncias e Juventudes; membro do GEMP – Grupo de Estudos sobre Mercados Populares; todos UFPA. Pesquisador do NuDES – Núcleo de Estudos sobre Diferenças, Gêneros e Sexualidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro da Equipe Editorial da Revista Eletrônica Visagem. Atualmente, desenvolvendo pesquisa de campo etnográfica articulando cidade/espaço urbano, patrimônio e sexualidades a partir da Festa da Chiquita de Belém/PA.
Albino José Eusébio
Doutor em Sociologia e Antropologia área de concentração em Sociologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), bolsista CAPES. Mestrado em Ciências Sociais área de concentração em Sociologia no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFPA. Graduado em Ciências Policiais pela Academia de Ciências Policiais de Moçambique (ACIPOL). Oficial Subalterno da Polícia da República de Moçambique. Possui experiência profissional nas áreas de Segurança Pública e Prevenção Criminal. Desenvolve pesquisas nas áreas de Criminalidade, Violência Urbana, Direitos Humanos, Conflitos Sociais e atualmente pesquisa sobre os deslocamentos compulsórios em Moçambique. Membro dos grupos de pesquisa: Violência e Dialogo: Investigações em torno da Sociologia da Ética e Sociedade, ambiente e ação publica. Colaborador do grupo de pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM).
Ana Shirley Penaforte Cardoso
Atua em Belém como fotógrafa e professora nos campos da Antropologia e Comunicação. Desenvolve pesquisas que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social com sociedades indígenas na Amazônia paraense. Trabalhou como fotojornalista desde 1996. Com formação em ciências econômicas, mestre em Comunicação Linguagens e Cultura, pela Universidade da Amazônia/UNAMA; doutoranda em antropologia visual pelo Programa de Ciências Sociais PPGSA/UFPA. Possui prêmios como o Marc Ferrez de fotografia (2010); Tim Lopes de jornalismo Investigativo (2008) e o prêmio Esso de jornalismo (2002). Participou de diversas exposições coletivas.
Carla Marinho
Graduada em Ciências Sociais (UFPA) e Letras (ESAMAZ), especialista em Planejamento de Áreas Amazônicas (NAEA/UFPA), mestre em Antropologia (PPGSA/UFPA), é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará – UFPA. É Visagenta e tem contribuído em outros grupos de estudos e pesquisa como: GEPEM, NOSMULHERES, Juerê.
Denise Sá
Fotografa autoral, bacharelado e licenciatura e filosofia pela ufpa, com experiencia como mediadora cultural. Campo de atuação fotográfica street foto cultura e identidade. Campo de pesquisa filosófica filosofia antiga atuante no grupo de pesquisa Poiesis grupo de filosofia antiga e recepção. Integrante do grupo de pesquisa Visagem Grupo de Estudos em Antropologia Visual e da Imagem – UFPA
Felipe Bandeira Netto
Graduado Ciências Sociais (Antropologia e Ciência Política) na Universidade Federal do Pará. Desde o ano de 2014 atuando com pesquisador nas áreas de formação de professores e Ensino de Sociologia. Mestrando em Ensino de Ciências, Matemática e Linguagens no Instituto de Educação Matemática e Cientifica – IEMCI. Membro do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores (Trans)Formação e do Grupo de Estudo em Antropologia Visual e da Imagem – VISAGEM. Usando o celular para registrar a maioria das imagens, sou um fotografo de rua e de nu!
Fernanda Campos
Graduanda em Ciências Sociais – UFPA, faz parte da organização do Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica-EAVAAM e do Festival do Filme Etnográfico do Pará. Bolsista PIBIC no projeto Labinfra/LAANF
Gilberto Mendonça
Formado pela UFPA em sociologia, colabora com o Projeto de Extensão “Encantados: A Mitopoética Amazônica e o Imaginário Infantil”,Colares (PA); desenvolve trabalhos de pesquisa audiovisual e etnográfica relacionados à memória e narrativas orais na Amazônia. Ministra oficinas relacionados a produção audiovisual em novos suportes tecnológicos e sua estética no Cinema Digital. Mediou Projeto Inventar com a Diferença da Universidade Federal Fluminense (UFF). Faz parte do Projeto e Programa de Extensão Línguas em Narrativas: território, práticas culturais e a cosmologia Akrãtikatêjê. Aprovado no edital Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2015/2016, UNIFESSPA; Projeto de pesquisa e extensão A valorização da língua dos Akrãtikatêjê: um 2) enfoque na relação cantos e práticas rituais, Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2016, UNIFESSPA; Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão Identidade, mobilização política e práticas socioculturais: pesquisa, diálogos e experiência intercultural.
Jeniffer Portela
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (2008); especialista em Metodologia da Pesquisa Cientifica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Infâncias, Crianças e Juventudes-Juerê (UFPA); colaboradora do Grupo de Pesquisa de Gênero, Sexualidade, Educação e Geração-GENSEG (UEPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Morais (GEPEM). Atualmente estou empreendendo uma netnografia sobre prostituição de mulheres no ciberespaço (Esquinas virtuais: trajetórias afetivo-sexuais de prostitutas belemenses) para elaboração da dissertação de mestrado.
Jesus Mamanillo Pereira
Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB). É professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFMA) e o Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI). É membro do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA) e tem experiência na área de Antropologia e Sociologia Visual, História Social, Sociologia Política, Sociologia Urbana. Possui interesse em temas que transitem entre etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas de populações estigmatizadas na cidade.
Layse Miranda da Costa
Graduada de licenciatura em história pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) no Museu Paraense Emilio Goeldi dentro do Projeto chamado Recursos Naturais e Antropologia das populações Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas (RENAS), onde colaborou com a organização de atividades relacionadas ao projeto. Atualmente, é membro voluntário deste grupo de pesquisa. Atua tambem como monitora do Projeto de extensão chamado IQ: Conhecimento e Resistência.
Ana Carolina Mata
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, Pós graduanda em Controle, Prevenção e Intervenção de Violências, assistente social voluntária – Clínica de Atenção à Violência – UFPA. É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Mulher e Relações de Gênero Eneida de Moraes (GEPEM-UFPA), Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA-UFPA), Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem-UFPA), Grupo de pesquisa Nósmulheres, Rede de Mulheres Negras. Participou do 3° Ciclo do Programa de Melhoria, Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-Ministério da Saúde).
Lucélia Leite Ferreira
Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Exerce a função de Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação do Pará, atuando na Coordenação de educação de Jovens e Adultos, com experiência no Projetos como “Saberes da EJA”, Programa Brasil Alfabetizado- PBA, Educação Prisional, formação continuada de professores de EJA. Atuou também em ações de Educação do Campo, tais como Projovem Campo Saberes da EJA, Escola Ativa, Escola da Terra. Professora da educação básica na rede municipal de ensino, atuando em turmas de séries iniciais de EJA.
Marcio Crux
Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Produção Artística PIBIPA como bolsista dos projetos Núcleo de Produção Audiovisual – NUPa no ano de 2015 e no projeto Cine Clube Outros Cinemas no ano de 2016. Foi voluntário do Projeto Núcleo de Experimentação Audiovisual no ano de 2016. Estagiário do Núcleo de Produção Digital na Casa das Artes no período de 2017/2018. Tem experiência na área audiovisual em Edição e Fotografia com trabalhos em videoclipes, documentários e institucionais e na área cultural em produção de eventos.
António Braço
Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Bolsista do Programa Estudante-Convêncio de Pós Graduação PEC-PG, da CAPES/Brasil. É Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2008). É graduado em Pedagogia – Ciências da Educação pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2004). Está vinculado à Universidade Pedagógica/Delegação da Beira, Moçambique UP) e ao Centro de Estudos e Desenvolvimento da Comunidade e Ambiente da Universidade Pedagógica (CEDECA-UP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência, Orientação, Supervisão e Administração Escolar. É membro do grupo de pesquisa Hermenêutica, Antropologia e Educação.
Raida Trindade
Estuda doutorado na UFPA desde março de 2015. Realizou o levantamento das referências culturais com ênfase no patrimônio imaterial do complexo do Ver-o-Peso. É Analista em Gestão Pública – Ciências Sociais-Antropóloga- na Defensoria Pública do Estado do Pará, desenvolve atividades de planejamento, supervisão,coordenação, análise, avaliação e execução referentes a estudos, diagnósticos, pesquisas, planos, programas e projetos relacionados aos fenômenos sociais de natureza socioeconômica e cultural, bem como é a responsável pela construção de laudos antropológicos solicitado pela sociedade civil como meio para que o judiciário melhor conheça a realidade dos solicitantes.Antropologia da Religião e da Saúde, Imaginário, Simbolismo,Gênero,Geração, Amazônia, mito, encantaria, religião, pajelança, xamanismo, saúde, doença,cura,pesca,exclusão social,imagem,indicadores sócioeconômicos, administração pública e Defensoria Pública.Compõe a equipe dos seguintes grupos Visagem e Juerê.
Tássio Damasceno
Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do VISAGEM – Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem – UFPA. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia pela UFPA. Também foi bolsista de iniciação científica do projeto “Redes Sociais e Formação Docente em Ciências Sociais”, sob orientação da Profa. Dra. Denise Machado Cardoso da UFPA, no qual desempenhou atividades na área da Sociologia e Antropologia. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, mídias sociais, movimentos sociais em rede, educação, formação docente e trabalho.
Uriens Cañete
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia – PPGSA, pela Universidade Federal do Pará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Trabalha com populações pesqueiras na costa norte brasileira, mais especificamente na costa do estado do Amapá em uma unidade de conservação Parna Cabo Orange e na costa do estado do Pará, mais especificamente no município de São Caetano de Odivelas. Tem conhecimento de manejo, unidades de conservação, recursos comuns, economia ecológica, desenvolvimento na Amazônia e gestão de recursos naturais.
Lorena Costa
Mestre em Antropologia, pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA – UFPA. Graduação em Ciências Sociais, licenciatura e bacharelado, com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. Membro da Associação de Humanidades Digitais. Pesquisadora do VISAGEM – Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem – UFPA, onde coordena a linha de pesquisa Imagens no Ciberespaço. Realiza pesquisa nos temas juventude, performance e internet. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem, performance, cibercultura, mídias sociais, internet, gênero.
Chiara Albino
Doutoranda em Antropologia Social do PPGAS/UFSC e bolsista de doutorado da CAPES. Mestra em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRN. Pesquisadora vinculada ao TRANSES – Núcleo de Antropologia do Contemporâneo da UFSC e ao VISAGEM – Núcleo de Antropologia Visual e da Imagem da UFPA. Coeditora da Visagem – Revista de Antropologia Visual e da Imagem do PPGSA/UFPA. Organizadora dos dossiês “Paisagens Sonoras” [Revista Equatorial, 2016] e “Música e Modos de Subjetivação em Perspectiva Antropológica [Revista Visagem, 2019]. Tem interesses em pesquisas no campo da Antropologia do Contemporâneo, particularmente sobre homossexualidades masculinas, músicas, festas, danças e modos de subjetivação.
Janaira Oliveira
Doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC, com bolsa CNPq. Mestre em Antropologia Social pelo PPGA/UFPB. Bacharel em Ciências Sociais pelo ICS/UFAL. Pesquisadora vinculada ao TRANSES – Núcleo de Antropologia do Contemporâneo da UFSC e ao VISAGEM – Núcleo de Antropologia Visual e da Imagem da UFPA. Autora do livro “Prazer e risco nas práticas homoeróticas entre mulheres” (Appris, 2016). Tem interesses em pesquisas no campo da Antropologia do Contemporâneo, particularmente sobre emoções, morais, éticas, valores, virtudes e modos de subjetivação.
Daniel dos Santos Fernandes
Possui doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2002) e graduação em Pedagogia/Administração Escolar pela Universidade do Estado do Pará (1997). Vínculo docente com o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) UFPA/Campus Bragança e como membro do Conselho Editorial da Nova Revista Amazônica do PPLSA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Cultural e Visual, trabalhando com comunidades tradicionais ribeirinhas e pesqueiras. Atua como líder no grupo Laboratório de Estudo Linguagem, Imagem e Memórias – LELIM – UFPA. Associado efetivo na Associação Brasileira de Antropologia – ABA e associado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Michel Ribeiro
Antropólogo, Produtor Cultural e Filmmaker, concluiu mestrado em 2016 pelo PPGSA onde atualmente cursa doutorado. Na pesquisa sempre envolvido em temas relativos à Cibercultura, Mídias Digitais, Fotografia Documental e Cinema Documentário. Pelo Coletivo Sala Livre, produziu o Rock Rio Guamá, na UFPA de 2010 a 2013, e pela Aruana Filmes, trabalha no mercado audiovisual desde 2017. No Grupo Visagem, contribuiu com a realização das edições de 2014 e 2016 do EAVAAM, e do I Festival de Filmes Etnográficos do Pará em 2017. Concluiu em 2018 curso de Cinema Documentário pela Academia Internacional de Cinema.
Letícia Cardoso
É formada em Licenciatura em História pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Concluirá, este ano sua segunda graduação, através do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. É bolsista PIBIC no Projeto RENAS do Museu Paraense Emílio Goeldi e desde 2015 pesquisa populações tradicionais com ênfase em história indígena e saúde entre comunidades ribeirinhas.