Nossa Revista

A Revista Eletrônica Visagem é um dos resultados das ações do grupo de pesquisa de mesmo nome, ambos são de iniciativa de alunos e alunas do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGSA/UFPA- coordenados pela profa. Dra. Denise Machado Cardoso. 

O termo Visagem deriva da língua francesa: visage, e indica a face, o rosto, a expressão ou o semblante. Na Amazônia, a aparição de visagens é uma característica cultural oriunda de grupos sociais denominados caboclos e estes se referem ao amálgama de traços culturais indígenas e ibéricos, somados às condições ambientais inerentes aos ecossistemas amazônicos. Assim, ver uma visagem é algo relacionado à figura humana, mas relacionada às aparições fantasmagóricas ou encantadas. 

A revista tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa de estudantes e pesquisadores(as) que envolvam a Antropologia Visual como metodologia, além de incentivar a produção, debate e pesquisa dentro desta área, enriquecendo tais discussões e buscando incentivar novos estudos, principalmente no que diz respeito à Amazônia. 

ISSN 2446-8290

Licença Creative CommonsREVISTA VISAGEM está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this