Chamada de trabalhos – Vol. 5 N. 1, janeiro/julho 2019

até 28 fevereiro de 2019

www.ppgcs.ufpa.br/revistavisagem

revistavisagem@ufpa.br

Dossiê: “Música e Modos de Subjetivação em perspectiva antropológica”

Neste dossiê nos propomos a explorar a relação mutuamente constitutiva entre música e modos de subjetivação, particularmente a multiplicidade de negociação de valores que descrevem as formas pelas quais músicas produzem subjetividades e subjetividades produzem músicas, sem no entanto considerar tal relação como uma dicotomia, e sim como um contínuo. Esta ênfase no contínuo ao invés da dicotomia concentra-se, sobretudo, na flexibilidade descritiva dessas categorias. Ao enfatizar a relação entre música e modos de subjetivação, este dossiê lembra que os sujeitos não apenas escutam músicas, mas as valorizam moral e ideologicamente.

Além disso, neste dossiê pretendemos contribuir para pensarmos sobre os variados tipos de participação nas práticas de consumo e na produção, circulação e valorização de gêneros musicais, pois compartilhamos a convicção analítica de que são múltiplas as modalidades de engajamento. Assim, interessa-nos estudos que quebram dicotomias simplistas, como, por exemplo, “produtor” versus “consumidor”, entre outras. Interessa-nos ainda estudos analíticos que discutam a afetação mútua entre sujeitos e músicas, ou, mais precisamente, como produzem um ao outro.

Ademais, de modo a ressaltar aspectos globais e locais, nossa intenção não será apenas tratar a relação entre música e modos de subjetivação como uma discussão culturalmente particular, mas também como intercultural e transnacional. Neste sentido, também interessam-nos estudos que assinalam como as mediações tecnológicas produzem músicas e modos de subjetivação, assim como o componente visual/imagético e espacial na produção musical.

Por fim, intencionamos receber artigos, de pesquisas em andamentos ou concluídas, que priorizem a música e a produção de subjetividades como categorias analíticas. Para, assim, construirmos um quadro expressivo das principais abordagens teóricas e experiências de pesquisas empíricas sobre a articulação analítica proposta.

Organizadores:
Chiara Albino
Lisabete Coradini

°

A Revista Eletrônica Visagem em Antropologia Visual e da Imagem é uma realização do VISAGEM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia Visual e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará. E tem como objetivo principal a divulgação acadêmica de resultados de pesquisa, ensino, extensão e artístico na Região Amazônica e no Brasil.

Das Seções

Nossa revista conta com oito seções direcionadas ao debate ético, metodológico e epistemológico na área da Antropologia Social e Visual, com a publicação de material de pesquisa de campo, arquivística, museológica, historiográfica e/ou documental; sendo as visualidades a porta de entrada e saída das discussões propostas. Assim, recomendamos que para o envio de propostas xs autorxs atentem para as seguintes recomendações:

  • A seção “Artigos” visa receber trabalhos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, inglês, espanhol e francês (condicionados a responsabilidade do autor quanto à correção linguística do trabalho, bem como a obrigatoriedade do resumo vir em inglês, espanhol e português). A seleção dos artigos enviados toma como referência sua contribuição à discussão antropológica, e áreas afins, e à linha editorial da revista. Serão requisitos fundamentais a originalidade do tema, o rigor e a consistência da abordagem teórico-metodológica.
  • A seção “Ensaios Fotográficos” continua recebendo contribuições de antropólogos e pesquisadores, que utilizam a fotografia como instrumento de investigação social.
  • A seção “Vídeos” recebe produções audiovisuais derivadas de inserção acadêmica, política, militante e midiática que reflitam sobre as alteridades em vários níveis representacionais, relacionados ao tema da edição.
  • A seção “Ensaios” viceja as contribuições de pesquisadorxs, artistas e mediadorxs culturais sobre a (re)produção, (re)criação, (re)construção, (re)interpretação etc., de percepções, ambientes, sistemas e estruturas no campo da Antropologia Visual e da Imagem.
  • A seção “Entrevistas” pretende receber diálogos com professorxs e pesquisadorxs reconhecidxs na área das ciências Sociais, assim como, de produtorxs, diretorxs, criadorxs de audiovisuais etnográficos.
  • A seção “Experiências Etnográficas” foi criada para congregar trabalhos de graduandxs e graduadxs, e excepcionalmente de pós-graduandxs, que relatem suas experiências de campo e/ou etnográficas nas Ciências Sociais e áreas afins, priorizando ou não a produção com visualidades.
  • A seção “Resenhas” priorizará textos sobre livros, catálogos, filmes, documentários, produções audiovisuais, curta-média-longa-metragens, de preferência recentes, que tenham ou possibilitem diálogo com o saber-fazer em questão.
  • A seção “Memórias” será dedicada à história da Antropologia na Amazônia, com o objetivo de restaurar imagens, iconografias, documentos ou quaisquer lembranças que ajudem-nos a construir a memória desta ciência na Região Norte.

Importante: Todas as contribuições deverão ser enviadas para o e-mail revistavisagem@ufpa.br com cópia para tarsila.chiara@gmail.com e lisacoradini@gmail.com

Equipe Editorial:

Denise Cardoso
Carmem Izabel Rodrigues
Alessandro Ricardo Campos
Leila Leite
Mílton Ribeiro
Socorro Amoras
Tharyn Batalha

ISSN 2446-8290

Licença Creative CommonsREVISTA VISAGEM está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this