Escopo e Política Editorial

A Revista Eletrônica Visagem é uma publicação semestral dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre estudos e pesquisas antropológicas através do uso de imagens fotográficas e fílmicas que possibilitem dar suporte à produção de material artístico, didático, científico e outros referentes à história social e cultural de diversos grupos sociais, preferencialmente na região amazônica, além de fomentar o desenvolvimento metodológico e teórico da antropologia visual na pesquisa. 

1. Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista quanto o conteúdo e a qualidade dos trabalhos; no caso de Artigos, Ensaios ou Resenhas a relevância para a publicação também será avaliada por pareceristas da área do trabalho. Entretanto, em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para a revista, autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema em pauta.

2. A Revista Eletrônica Visagem publicará preferencialmente trabalhos redigidos em português; contudo, também serão aceitas contribuições em espanhol, francês e inglês, mas a publicação condicionada à possibilidade de tradução do trabalho.

3. A remessa espontânea de qualquer colaboração inédita em periódicos implica automaticamente a cessão de direitos autorais (reprodução/divulgação) à Revista Eletrônica Visagem, assim autorizada a publicá-la. Reservados os direitos da revista, fica autorizada a reprodução posterior desses trabalhos, sob a condição de que seja mencionada a publicação original na Revista Eletrônica Visagem, inclusive em caso de tradução.

4. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Comissão Editorial.

CRITÉRIOS GERAIS

A revista aceita contribuições nos seguintes formatos: artigos, ensaios, resenhas, vídeos, fotoetnografrias e entrevistas.
Os trabalhos e textos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e também em formato PDF. As citações, figuras, anexos, referências bibliográficas e notas devem estar enquadrados pelo padrão de normas da ABNT NBR 10520.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS

Os Artigos e Ensaios devem ser inéditos (em periódicos) e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista (neste caso, deve-se justificar em um comentário em forma de texto à Equipe Editorial), indicar título, resumo entre 100 e 150 palavras e 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em português e inglês, identificando seu conteúdo. Limite máximo de 10.000 palavras, já incluídas as referências.
Resenhas de livros serão aceitas para a publicação na Visagem de obras publicadas preferencialmente em português, mas também serão aceitos em outras línguas (espanhol, inglês e francês), desde que tratem da temática Antropologia Visual e afins. Estas devem indicar a referência bibliográfica do livro resenhado, não deve ultrapassar 3.000 palavras. Lembramos que resenhas que excedam esse limite não serão publicadas.
A seção Relatos Etnográficos receberá trabalhos inéditos (em periódicos), deve indicar título e não ultrapassar 4.000 palavras. 
Os artigos e ensaios que estiverem dentro das normas citadas acima será enviado para dois pareceristas da área, os quais emitirão seus pareceres. Quanto ao resultado, este poderá ser:

• DEFERIDO (dois pareceres favoráveis à publicação sem modificações);

• DEFERIDO COM MODIFICAÇÕES SIMPLES (dois pareceres favoráveis à publicação desde que sejam feitas alterações simples, que serão sugeridas pelos pareceristas);

• DEFERIDO COM MODIFICAÇÕES SUBSTANTIVAS (dois pareceres favoráveis a publicação desde que feita profundas alterações no trabalho, que serão sugeridas pelos pareceristas);

• INFEDERIDO (dois pareceres desfavoráveis à publicação). Caso exista um parecer indicando DEFERIDO e outro INDEFERIDO, a comissão enviará o trabalho para um terceiro parecerista da área.

Serão aceitas Entrevistas quando seguirem as seguintes especificações: não ultrapassar 5.000 palavras, devem apresentar o nome do(a) entrevistado(a) e entrevistador(a), devem trazer também uma apresentação de, no máximo, 400 palavras. Solicitamos também o envio da autorização do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do trabalho. Será a Equipe Editorial da Revista Visagem que realizará a avaliação da entrevista, tendo como critério a relevância dos assuntos abordados e sua pertinência na edição. 
Ensaios Fotográficos: Os trabalhos devem indicar título, em português e inglês, e nomes dos(as) autores(as). Devem trazer também uma apresentação de, no máximo 400 palavras, acerca da pesquisa, sem extrapolar o limite de 20 imagens, em resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas da indicação do(a) autor(a) e do ano. Legendas são opcionais. Solicitamos também as devidas autorizações de uso (modelo próprio), incluindo a possível publicação de uma das fotos na capa da revista.
A seção de Vídeos apresentará vídeos ou filmes etnográficos sem limite de tempo de exibição. Para envio do filme para submissão será necessário:

• Informar o link do vídeo/filme já publicado na internet (como youtube ou vimeo, por exemplo);

• Informar os nomes dos (as) Diretores (as), ano, formato e duração;

• Caso o áudio do vídeo/filme não esteja em português, deverá obrigatoriamente possuir legendas neste idioma;

• Enviar um comentário escrito sobre o vídeo/filme (no formato doc ou docx) com no máximo 200 palavras;

• Enviar devidamente preenchida e assinada a “Declaração de Direito Autoral”, conforme modelo fornecido pela Visagem.

ENVIANDO OS TRABALHOS

O envio de qualquer trabalho para submissão será feito unicamente pelo e-mail: revistavisagem@ufpa.br 
Deverá ser enviada uma única mensagem via e-mail sob o título: “Trabalho para submissão”, e em arquivos anexados separadamente:

• Um texto (em formato .doc ou .docx) fazendo uma apresentação pessoal do(s) autor (es) à Equipe Editorial da revista (máximo de 300 palavras), com suas filiações institucionais e endereços completos para contato, Currículo Lattes e e-mail;

• O trabalho a ser submetido seguindo cuidadosamente as normas informadas para cada tipo de trabalho (artigos, ensaios, resenhas, vídeos, ensaios fotográficos, relatos etnográficos e entrevistas);

• A Declaração de Direito Autoral devidamente preenchida e assinada (modelo próprio da revista);

Declaração de Direito Autoral

Eu, (nome do (a) autor (a)).
Autorizo a Revista Eletrônica Visagem – Antropologia Visual e da Imagem a publicar o trabalho “Título do Trabalho” (artigos, ensaios, resenhas, vídeos, ensaios fotográficos, relatos etnográficos e entrevistas) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação, bem como possível imagem para capa da edição.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelomaterial apresentado. Atesto o ineditismo em periódicos do trabalho enviado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Visualizar PDF

ISSN 2446-8290

Licença Creative CommonsREVISTA VISAGEM está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this