Chiara Albino
Universidade Federal de Santa Catarina
tarsila.chiara@gmail.com

Economia performativa da infregatividade: Estado, subjetividades, política e corpos em movimento no contexto da música eletrônica bagaceira

Resumo:Baseando-me no trabalho de campo que realizo na cidade de Recife, uso o termo infregatividade para me referir a uma forma de “performatização corporificada da dança” produzida pelos sentidos erótico-dançantes da música eletrônica dançante bagaceira. A partir desse uso inicial do termo, gostaria de aqui apresentar uma descrição mais ampla da infregatividade, focando, ao mesmo tempo, seu sentido performativo e produtivo. Como argumentarei, a infregatividade revela modos de conexões entre o material/econômico e o cultural/performativo. Desde uma perspectiva descritivo-analítica dessa dupla dimensão, apresento neste artigo minhas ideias iniciais sobre a economia performativa da infregatividade. Também discutirei as interpelações e os modos de subjetivação nos quais os interlocutores são produzidos pela experiência de serem sujeitos dançantes de uma “música periférica”, para, assim, repensar o sujeito em termos de corpo

Palavras-chave:Música Brega; Movimento Bregueiro; Infregatividade; Estado; Modos de Subjetivação.

The performative economy of infregatividade: State, subjectivities, politics, and bodies in movement in the context of bagaceira electronic dance music

Abstract:Based on the fieldwork done in Recife, I use the term infregatividade to refer to a form of “embodied dance performativity” produced by the erotic-dancing senses of bagaceira electronic dance music. Initially, I would like to present here a broader description of infregatividade, focusing on its performative and productive sense. As I will argue, infregatividade reveals modes of connection between material/economic and cultural/performative aspects. From a descriptiveanalytical perspective about this double dimension, I present in this article my initial ideas about the performative economy of infregatividade. I will also discuss the interpellations and modes of subjectivation in which the interlocutors are produced by the experience of being a dancing subject of a “peripheral music”. This idea helps us to rethink the subject in terms of body.

Keywords: Brega Music; Movimento Bregueiro; Infregatividade; State; Modes of Subjectivation.

Economía performativa de infregatividade: Estado, subjetividades, política y cuerpos en movimiento en el contexto de la música electrónica de baile bagaceira

Resumen:Basado en el trabajo de campo que realizo en Recife, utilizo el término infregatividade para referirme a una forma de “performatización de danza encarnada” producida por los sentidos eroticos bailables de la música electrónica de baile bagaceira. A partir de este uso inicial del término, me gustaría presentar aquí una descripción más amplia de infregatividade, centrándome en su sentido performativo y productivo. Como argumentaré, infregatividade revela modos de conexión entre material/económico y cultural/performativo. Desde una perspectiva descriptiva-analítica de esta doble dimensión, presento en este artículo mis ideas iniciales sobre la economía performativa de infregatividade. También discutiré las interpelaciones y los modos de subjetivación en los que los interlocutores son producidos por la experiencia de ser un sujeto de baile de una “música periférica” para repensar el sujeto en términos de cuerpo.

Palabras clave:Música Brega; Movimento Bregueiro; Infregatividade; Estado; Modos de Subjetivación.