Danielle Colares Lins
Universidade Federal do Amazonas
daniellecolares_lins@yahoo.com.br

A construção das linhas e do revestimento de Seu Rosário e de sua violina em Parintins, AM

Resumo: Este artigo é referente à primeira parte do trajeto da linha musical do violino e de Seu Rosário, como fruto de uma etnografia realizada na cidade de Parintins, AM, nos anos de 2017 e 2018. Para a construção deste conhecimento, apresento o violino, ou melhor, a violina, e Seu Rosário como protagonistas, em trânsitos percorridos por ambos. Tendo como argumento o instrumento como protagonista do conhecimento musical, perpasso pelas ideias de: objetos como “fazedores de gente” e também de linhas e revestimento; as linhas apresentam-se nas pessoas do violino e de Seu Rosário; e o termo revestimento das linhas é usado em referência às situações que constituíram-se nas formas organizacionais musicais iniciais de Seu Rosário. O objetivo do trabalho é lançar um olhar para reflexão e importância de se pensar em um instrumento como um agente social chave, refletindo as relações humanas.

Palavras-chave:Violino; Seu Rosário; Linhas; Revestimento; Conhecimento Musical

The lines and coating construction of Mr.Rosario and his violin in Parintins, AM

Abstract: This article refers to the first part of Mr. Rosario and his violin musical line pathes, as a result of an ethnography carried out in the city of Parintins, AM, in 2017 and 2018. For the construction of this knowledge, I present the violin, or rather, the sheviolin, and Mr. Rosario as protagonists, in transits traversed by both. I present as argument, the instrument as protagonist of the musical knowledge, I approach the following ideas: objects like “people makers” and also lines and coating; the lines appear on the people of the violin and Mr. Rosario; and the term line coating is used to refer to the situations that constituted the Mr. Rosario's early musical organizational forms. The aim of this paper is to make a reflection on the importance of thinking of an instrument as a key social agent, reflecting human relationships.

Keywords: Violin; Mr. Rosario; Lines; Coating; Musical Knowledge

La construcción de las líneas y del revestimiento de Señor Rosario y de su violina en Parintins, AM

Resumen: : Este artículo se refiere a la primera parte del camino de la línea musical de violín y de Señor Rosário, como resultado de una etnografía realizada en la ciudad de Parintins, AM, en 2017 y 2018. Para la construcción de este conocimiento, presento el violín, o mejor, el violín, y Señor Rosário como protagonistas, en tránsitos recorridos por ambos. Teniendo como argumento el instrumento como protagonista del conocimiento musical, me permito por las ideas de: objetos como "personas que crean" y también de líneas y revestimientos; las líneas aparecen en la gente del violín y Señor Rosário; y el término cobertura de línea se usa para referirse a las situaciones que constituyeron las primeras formas de organización musical de Señor Rosário. El objetivo de este artículo es analizar la reflexión y la importancia de pensar en un instrumento como un agente social clave que refleje las relaciones humanas.

Palabras clave:Violín; Señor Rosario; Líneas; Revestimiento; Conocimiento Musical