Agenor Vasconcelos Neto
Universidade Federal do Amazonas
agenor7@gmail.com

Música kuxiymauara entre os Yepá-Mahsã:os instrumentos têm “alma”

Resumo: A ideia deste artigo é discutir a afirmação que surgiu durante o trabalho de campo desenvolvido entre músicos populares indígenas do Noroeste Amazônico brasileiro: todo instrumento musical possui “alma”. A partir dessa afirmação, busca-se desenvolver relatos etnográficos para sustentar que na prática da música popular entre os Yepá-Mahsã, os instrumentos musicais são percebidos como “pessoas” (não-humanas). Desse modo, a música kuxiymauara do Noroeste Amazônico constitui uma cena fértil para o pensamento e prática indígena, especialmente no que se refere à música. Para a reflexão, expõe-se um pequeno conjunto de dados etnográficos no qual exemplos descritivos apresentados pelos interlocutores demonstram como a música popular articula conceitos e práticas do pensamento indígena do povo YepáMahsã. Esses exemplos buscam evidenciar como os instrumentos musicais estrangeiros são concebidos por meio da cosmologia indígena e se relacionam com a origem dos “instrumentos sagrados”. Reflito, inversamente, como a ideia de um instrumento “moderno” como a guitarra foi, pouco a pouco, descontruindo-se para que eu compreendesse que, a partir da lógica YepáMahsã, todos os instrumentos musicais do mundo eram resultantes da ação dos deuses em um passado mitológico

Palavras-chave:Yepá-Mahsã; Kuxiymauara; Bahsamori; Biissíu; Jurupary.

Kuxiymauara music among the Yepá-Mahsã: the instruments have “soul”

Abstract: The purpose of the article is to discuss the statement that emerged during the fieldwork developed among indigenous popular musicians of the Brazilian Northwestern Amazon: every musical instrument has a “soul”. I seek to develop ethnographic accounts to maintain that in the popular music practice among the Yepá-Mahsã, musical instruments are perceived as “people” (nonhuman). Thus, kuxiymauara music from the Northwestern Amazon is a fertile scene for indigenous thought and practice, especially with regard to music. For reflection, we present a small set of ethnographic data in which descriptive examples presented by the interlocutors demonstrate how popular music articulates Yepá-Mahsã concepts and practices of thinking. These examples seek to highlight how foreign musical instruments are conceived through indigenous cosmology and relate to the origin of “sacred instruments”. I reflect, conversely, how the idea of a “modern” instrument such as the guitar was slowly decaying so that I understood that from Yepá-Mahsã logic all the musical instruments in the world were the result of the action of the “gods” in a mythological past

Keywords: Yepá-Mahsã; Kuxiymauara; Bahsamori; Biissíu; Jurupary.

Música Kuxiymauara entre los Yepá-Mahsã: los instrumentos tienen "alma"

Resumen: El propósito de este artículo es discutir la declaración que surgió durante el trabajo de campo desarrollado entre los músicos populares indígenas del noroeste amazónico brasileño: cada instrumento musical tiene un "alma". A partir de esta declaración, buscamos desarrollar relatos etnográficos para mantener que en la práctica de la música popular entre los Yepá-Mahsã, los instrumentos musicales se perciben como "personas" (no humanas). Por lo tanto, la música de Kuxiymauara del noroeste del Amazonas es una escena fértil para el pensamiento y la práctica indígena, especialmente con respecto a la música. A modo de reflexión, presentamos un pequeño conjunto de datos etnográficos en el que los ejemplos descriptivos presentados por los interlocutores demuestran cómo la música popular articula conceptos y prácticas del pensamiento indígena del pueblo Yepá-Mahsã. Estos ejemplos buscan resaltar cómo los instrumentos musicales extranjeros se conciben a través de la cosmología indígena y se relacionan con el origen de los "instrumentos sagrados". Reflexiono, por el contrario, cómo la idea de un instrumento "moderno" como la guitarra se estaba deteriorando lentamente, de modo que entendí que, desde la lógica YepáMahsã, todos los instrumentos musicales del mundo eran el resultado de la acción del Dioses en un pasado mitológico.

Palabras clave:Yepá-Mahsã; Kuxiymauara; Bahsamori; Biissíu; Jurupary.