Ribamar José de Oliveira Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
ribamarjunior@ufrn.edu.br

Leonardo Lemos Zaiatz
Universidade Federal de Pernambuco
leonardo.zaiatz@gmail.com

A emergência de estéticas baitolas pelo artivismo no forró Nordestino: como dançam os corpos dissidentes a música do Rei do Baião?

Resumo:O presente trabalho tem como objetivo analisar através do enquadramento do videoclipe, as performances artísticas de Getúlio Abelha e de Pedra Homem diante das expressões do gênero musical do forró nordestino. Ao levar em consideração as contribuições de outros pesquisadores sobre sonoridade e masculinidade no forró e sobre o “rural” e o “urbano” em estudos de gênero e sexualidade, pretende-se esboçar a relação entre a produção artística de sujeitos dissidentes e a difusão da música como produto midiático na contemporaneidade. Assim, o estudo considera a performance das duas pessoas artistas como constitutiva entre as musicalidades e as espacialidades de Nordeste, desse modo, oriundas da camada performática do videoclipe diante da canção que possibilita o reconhecimento de corporalidades.

Palavras-chave:Performance; Forró; Transviado; Artivismo; Videoclipe.

The emergence of baitola aesthetics by the artivismo in Brazilian northeastern forró: how do the dissident bodies dance the music of the King of Baião?

Abstract:The present essay seeks to analyze, through music videos, the performances of Getúlio Abelha and Pedra Homem in the face of musical gender expressions of Brazilian northeastern forró. Taking into consideration contributions of researchers regarding sonorities and masculinities in forró, as well as “rural” and “urban” in sexuality and gender studies, the paper seeks to sketch the relation between the artistic production of dissident subjects and the diffusion of music as a mediated product in contemporaneity. Thus, the study takes the performance of both artistic personas as constructive between the musicalities and spacialities of Brazilian northeast region, and so, deriving from the performatic layer of music videos in the face of the song, which makes the recognizing of corporalities possible.

Keywords: Performance; Forró; Transviado; Artivism; Videoclip.

La emergencia de estéticas baitolas por el artivismo en el forró Nordestino: ¿cómo bailan los cuerpos disidentes la música del Rey de Baião?

Resumen:El presente trabajo tiene como objetivo analizar a través del encuadramiento del videoclip, las performances artísticas de Getúlio Abelha y de Pedra Homem ante las expresiones del género musical del forró nordestino. Al tomar en consideración las contribuciones de otros investigadores sobre sonoridad y masculinidad en el forró y sobre lo "rural" y lo "urbano" en estudios de género y sexualidad, se pretende esbozar la relación entre la producción artística de sujetos disidentes y la difusión de la comunicación música como producto mediático en la contemporaneidad. Así, el estudio considera la performance de las dos personas artistas como constitutiva entre las musicalidades y las espacialidades de Nordeste, de ese modo, oriundas de la capa performática del videoclip ante la canción que posibilita el reconocimiento de corporalidades.

Palabras clave: Performance; Forró; Transviado; Artivismo; Videoclip.